EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOVIMENTA ESCOLA

A lei nº 9.795/99 institui a Política Nacional de Educação Ambiental, com o objetivo de inserir a educação ambiental no âmbito dos currículos das instituições públicas e privadas de ensino. Nela a educação ambiental é definida como “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Em consonância a isso, o Programa Escola Verde desenvolve ações que auxiliam as escolas, os coordenadores e os professores à implementarem de forma mais concreta a Política Nacional de Educação Ambiental. de forma contínua e interdisciplinar nas escolas.

Assim, a estudante Evellin Ferreira, integrante do PEV, auxiliou professores da Escola Municipal Luiz de Souza, localizada no Serrote do Urubu, em Petrolina (PE), durante a Semana do Meio Ambiente (entre 31/05 e 04/06), a elaborar atividades voltadas a Educação Ambiental.

As atividades foram relacionadas a identificar os materiais recicláveis, realizar a coleta seletiva, oficinas de reciclagem,como reduzir e reutilizar materiais, economia de água e energia, plantar árvores e cuidar do meio ambiente em geral. Cerca de 100 pessoas foram impactadas com as ações.

Por Yan de Castro
Categoria: Ensino