PARTICIPAÇÃO DO PEV EM CURSO DE RESGATE DE ABELHAS

Incidentes com abelhas nas zonas urbanas são cada vez mais frequentes. O desmatamento e as queimadas que destroem o habitat natural desses insetos são algumas das causas do problema.

Pensando em compreender e agir de forma adequada nessa situação, buscando conciliar a segurança da população e o manejo adequado das abelhas, a integrante do Projeto Escola Verde e membro da Brigada Força e Resgate, Helisandra Reis, participou do “Curso de Capacitação para Conhecimento de Técnicas de Captura de Enxames”, realizado pela empresa Abelha Viva. O curso ocorreu nos dias oito, nove, 15 e 16 de maio de 2021, na cidade de Sento Sé-BA.

Durante a realização do curso, houve um trabalho de educação ambiental entre os participantes onde foi reforçada a importância ambiental que as abelhas têm para o equilíbrio do meio ambiente, além de técnicas de resgate, condução e devolução dos enxames para a natureza. Foram realizadas também 12 capturas de enxame, sendo três em propriedades rurais e nove em áreas urbanas.
No decorrer de todas as atividades foram adotados todos os cuidados, dentro das normas do protocolo sanitário de prevenção ao coronavírus.

A instrutora do curso e membro da empresa Abelha Viva, Lícia Regina da Silva, ressaltou que “A empresa é uma micro empresa que atua há quase 07 anos em Juazeiro-Bahia, disseminando a importância da preservação das abelhas para a vida no planeta. A cidade de Sento Sé-Bahia possui um pasto apícola rico, isto é, tem recursos florais para a criação de abelhas com e sem ferrão. Por este motivo a quantidade de enxames de abelhas existentes se multiplicam”.

O evento contou com a participação dos membros da Brigada Força e Resgate, dois servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um colaborador da empresa WTD, e um servidor da Guarda Civil Municipal. O curso teve duração total de 40 horas.

Por: Jéssica Lima
Categoria: Capacitação