EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM STA MARIA DA BOA VISTA (PE)

Antes do lockdown decretado recentemente em Pernambuco, o Programa Escola Verde colaborou com o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental, de forma remota e híbrida, em duas escolas do município de Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano.

As ações mobilizaram cerca de 20 pessoas, e ocorreram através da Roda de conversa intitulada “Germinando a Sensibilização: Coleta Seletiva e Sustentabilidade nas escolas”, com a organização da integrante do PEV, Sarah Ribeiro.

Um dos objetivos das ações foi propor aos estudantes uma visão mais ampla da temática, trabalhando com situações do cotidiano, a fim de promover um debate crítico para a reflexão coletiva sobre Sustentabilidade e a importância da Coleta Seletiva.

Todos os cuidados e recomendações dos protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias decorrentes da pandemia do coronavirus, foram cumpridos durante as ações.

ATIVIDADES

No dia 10/03/2021, a ação ocorreu com estudantes do 1º e 2º Ano da Escola de Referência em Ensino Médio Pau Brasil, na área rural do município. Com os estudantes que se revezavam durante as aulas híbridas, em função da pandemia do coronavirus.

A atividade contou com a presença da convidada Solane Barbosa, Professora de Geografia e História; e da estudante de Edificações, Quézia Nascimento.

“Gostei bastante! Interagir, recebi conhecimento, aprendi muito. Mudei minha forma de pensar e estou pirada sobre esse assunto. Foi uma ótima experiência!”, declarou Milena Gonçalves, estudante do 2° Ano.

Também ocorreram ações no formato remoto, no dia 11/03, com estudantes das turmas de 2º Ano do Ensino Médio, da Escola de Referência Professora Edite Matos, localizada na sede do município.

O trabalho foi desenvolvido por meio da plataforma Google meet com o grupo da escola intitulado Protagonistas Juvenis. Foram trabalhadas as problemáticas do dia a dia tanto nas escolas como da comunidade, destacado também a questão do lixo e os esgotos a céu aberto que ocorrem em alguns lugares do município.

“Trabalhar assuntos como Sustentabilidade são importantes dentro e fora das escolas, pois é só olhar ao nosso redor que conseguimos entender a sua importância”, defendeu, Ninive Cristina, estudante do 3°Ano.

“Eu vejo a necessidade de nos preocuparmos no presente com as questões de hoje, para não precisamos pagar por isso no futuro” , observou a estudante do 3º Ano, Camile Tavares.

Categoria: Coleta Seletiva