ARTE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

Como determina a Lei 9.795, conhecida com Lei da Educação Ambiental, é necessário que os temas relacionados ao meio ambiente sejam exercitados por todos os professores, disciplinas e escolas, de forma  continuada, durante todo ano letivo.


Um dos meios utilizados para inserir essa prática no cotidiano escolar é através da arte ambiental, onde é possível desenvolver conhecimentos  por meio  dos indivíduos.


A fim de contribuir com este processo,  o Programa Escola Verde (PEV) desenvolveu no dia 08/11/19  atividades através de Oficina na Escola Otacílio Nunes, em Petrolina-PE, com a temática arte ambiental, mobilizando aproximadamente 40 alunos do Ensino Médio.


A ação teve por objetivo relacionar as artes visuais com a educação ambiental. No primeiro momento foi explanado o assunto em uma apresentação sobre o tema, com o auxílio de slides ilustrativos. Em um segundo momento ocorreu práticas de pinturas com a técnica de monotipia, com a participação dos estudantes.


“Esse tipo de oficina, sobretudo, de arte ambiental é muito importante, pois ajuda os alunos e professores a desenvolver habilidades e conhecimentos sobre temas ambientais. Particularmente, eu tenho interesse em conhecer, ajudar e preservar o meio ambiente. E essa oficina da oportunidade para que isso possa ser feito, inclusive através da arte”, comentou Geraldo Marcos, aluno do 1° Ano do Ensino Médio.


Participaram da ação os integrantes do PEV, Valdemar Júnior, Ricardo Castro, Tatiane e a professora Andreia.


Por Paloma Cristina 
Categoria: Arte Ambiental