ATIVIDADES AMBIENTAIS EM STA MARIA DA BOA VISTA (PE)

Educação ambiental é um pilar essencial para a formação de pessoas mais participativa, associativa e responsável com seu entorno, pois é também uma prática de preservação e sustentabilidade do dia-a-dia, para transformar o mundo em solidariedade às futuras gerações.

Um dos objetivos do Programa Escola Verde é incentivar a educação ambiental com um processo participativo e humanitário nas comunidades escolares, motivando as populações dessas áreas a participar e contribuir com a causa.

Neste sentido, o PEV também está sendo desenvolvido no município de Santa Maria da Boa Vista (PE), onde recentemente foram desenvolvidos algumas atividades com foco na educação ambiental.

As ações foram auxiliadas pelo coordenador local do PEV, Professor Humberto Alencar, impactando aproximadamente 140 pessoas, entre alunos e professores.

HORTA AGROECOLÓGICA ESCOLAR

No dia 16/10/19 A instituição sensibilizada foi a Escola Municipal Caititu, no Projeto Fulgêncio, onde o Coordenador do PEV na região, Humberto de Alencar, juntamente com o Presidente da Associação dos Atingidos por Barragem, Rodrigo Gilberto, foram acompanhar o andamento das ações de hortas na escola e contou com a participação dos alunos do 4° e 5° ano fundamental e as crianças do pré 1 e 2.

” Com a horta estamos vivendo outros tempos, onde temos conseguido atrelar tais atividades ao contexto da sala de aula. Ou seja, o saber, além de prático, passou a ser também pedagógico”, declarou o Gestor Claudvan Nicácio.

TRILHA ECOLÓGICA

Ainda no mesmo dia, aconteceu uma visita para dar andamento ao projeto de desenvolvimento de uma trilha ecológica, junto ao Projeto de Irrigação Fulgêncio. Na oportunidade foram discutidos assuntos como a importância da incorporação do termo Sustentabilidade por toda comunidade, o que pode fazer toda diferença.

“Com a construção da trilha, pretende-se facilitar e aumentar a quantidade de aulas práticas, bem como abrir espaço para a preservação da fauna e flora da caatinga, visitação e diversas atividades de educação ambiental, que permitirão a interação com esse ecossistema, além de estimular o público a refletir sobre a importância de sua conservação”, comentou Rodrigo Gilberto, presidente AABPIF.

OFICINA PEDAGÓGICA

Já no dia 08/07 foi realizada uma Oficina Pedagógica na Escola Municipal Caititu, sendo apresentada na ocasião o Programa Escola Verde, e os presentes debateram as alternativas para implantação da Agenda Ambiental na Escola.

Também no dia 08/07 ocorreu a oficina de planejamento das ações do PEV na mesmo escola e contou com a participação dos professores e coordenador.

AMBIENTALIZAÇÃO

No dia 24/09 foi desenvolvido uma reunião com os professores, Humberto Alencar que é o Coordenador do PEV na reunião, Giulliano Fagundes e Rodrigo Gilberto, com o propósito de avaliarem a atuação do Programa Escola Verde no município, bem como buscar estratégias de ação que possam estimular a adesão de outras instituições.

Outra atividade aconteceu no dia 12/06, onde em um momento articulado pelo prof. Rodrigo Gilberto, foi realizada uma reunião com representantes e gestores das escolas municipais da região, com o propósito de expandir o PEV. Ao final da reunião foram entregues mudas simbólicas para serem plantadas em cada escola, e todos dançaram uma ciranda como forma de união do grupo em torno das preocupações ambientais.

Por Paloma Cristina
Categoria: Mobilização Ambiental.