EXPERIÊNCIAS DE HORTAS AGROECOLÓGICAS

Continuamente o Programa Escola Verde (PEV) promove vivências com hortas agroecológicas em comunidades e escolas. Neste sentido, os integrantes do programa, João Márcio, Mávani Lima, Eliomara Carmo, Camila Castro, Vitória Reis, Roseli Ramos e Angelita Rosa desenvolveram atividades em Petrolina-PE e Ibipitanga-BA, no mês de agosto, quem mobilizaram e sensibilizaram aproximadamente 100 pessoas.

As atividades de horta agroecológica envolvem explicações sobre sua importância, com sensibilização dos envolvidos através de vídeos, palestras e debates, além de ações práticas como preparação do terreno, semeadura, transplantio, irrigação e adubagem.

ESCOLAS ENVOLVIDAS:

Na última semana de agosto, em Ibipitanga-BA, com a parceria da Secretaria de Educação, a atividade foi realizada na Escola Municipal Odulfo Domingues, onde participaram os alunos do 1º ao 5º ano e seus professores. O objetivo da ação foi mostrar a interdisciplinaridade da educação ambiental aos participantes, com destaque para as hortas.

Já nos dias 27 e 23/08/19 as ações aconteceram na Escola Dr. José Araújo de Sousa, em Petrolina-PE, com os alunos do 5º Ano. Além da horta, a reciclagem também foi ponto essencial da atividade, já que foram utilizados materiais reciclados, como pallets e garrafas Pet, na produção da horta.

COMUNIDADE ENVOLVIDA:

Também dia 24/08 a horta agroecológica foi desenvolvida no condomínio Residencial Vila Real, no bairro Antonio Cassimiro, em Petrolina-PE. A moradora, Maria da Conceição, afirmou ter ficado muito feliz e satisfeita com a construção da horta. “Ter essa horta aqui é muito bom! Estava pensado em cimentar esse espaço do jardim, mas agora vou cuidar direitinho da horta para colher os frutos!”, relatou mostrando como a mudança de pensamento fez total diferença no comportamento.

Por Juliana Almeida
Categoria: Horta Agroecológica