OFICINA DE RECICLAGEM MOBILIZA CRIANÇAS NA PARAÍBA

Promover educação ambiental nas escolas é de suma importância, além das abordagens multidisciplinares e interdisciplinares, se tornou uma necessidade e responsabilidade de todos desenvolver soluções que garantam uma melhor qualidade de vida para as futuras gerações.

Pensando nisso, o Projeto Escola Verde (PEV) realizou na Escola Municipal Luiz Cambeba, em Campina Grande, na Paraíba, uma Oficina de brinquedos com materiais reciclados, no dia 02/08/2019, com a participação de aproximadamente 30 alunos do 4° ano dos períodos da manhã e tarde.

As crianças colheram os materiais recicláveis durante todo mês em suas residências e familiares, trouxeram para a escola e em equipe confeccionaram brinquedos e jogos, sob a orientação e acompanhamento da integrante do PEV, Profa Lenilza Guerra e a Cuidadora Ana Cristina.

A reciclagem é uma ferramenta pedagógica bastante eficaz de educação participativa, além de provocar na criança o senso crítico sobe as questões ambientais, desperta ainda o extinto de trabalho em grupo, lhes trazendo uma preocupação não só com seu bem estar, mas sim com o coletivo.

O objetivo central da atividade foi informar as crianças e assim despertar nos pais também a importância da coleta seletiva dos rejeitos sólidos, o reaproveitamento dos materiais recicláveis e o tempo de decomposição de cada material usado.

A professora Josiane, que dá aulas para o 5° ano, presenciou a ação, achou interessante e convidou o PEV para executar as ideias trabalhadas com os seus alunos.

Por: Paloma Souza

Categoria: Reciclagem