JARDINS E HORTAS ESCOLARES AGROECOLÓGICAS

As hortas escolares podem ajudar a fornecer alimento saudável para alunos e professores, além de aproximar todos do meio ambiente fomentando o engajamento e responsabilidade socioambiental, podem também ser um instrumentos pedagógico bastante eficiente para o exercício de conhecimentos de várias disciplinas escolares. Tendo um impacto curricular bastante positivo que se reflete no desempenho dos alunos em sala de aula, até mesmo nas disciplinas que costumam ter dificuldades, como Matemática e Português.

Recomenda-se também que os jardins das escolas tenham função pedagógica, não apenas paisagística, e por isso devem se pautar nos princípios da Agroecologia e da Sustentabilidade.

Com o objetivo principal de colaborar com os desafios das escolas desenvolverem suas Hortas e Jardins com padrões agroecológicos, o Programa Escola Verde promoveu diversas atividades junto a cerca de 80 alunos e professores de quatro escolas públicas do Vale do São Francisco.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, distribuição de material informativo e práticas de preparação do terreno, dos canteiros, adubagem, semeadura, transplantio de mudas e irrigação.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Maria de Fátima, Mavani Lima, Victoria Reis, Allan Gomes, Lina Pires, Leumas Silva, Cleidir Bispo, Fabricio Domingos e Alice.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nesta quarta-feira (10/07/2019), integrantes do PEV estiveram colaborando com a manutenção da horta da Escola Professor Nicolau Boscardin, em Petrolina-PE. As ações lá vem ocorrendo desde o dia 05/06 com o plantio de plantas medicinais e hortaliças pelos estudantes, sob a supervisão do PEV.

Outra escola movimentada com ações de jardinagem foi a Escola Luzinete de Oliveira, localizada em Juazeiro-BA, no dia 28/05, oportunidade em que integrantes do PEV colaboraram com o desenvolvimento do Jardim da escola.

Também o PEV esteve contribuindo com a realização de uma horta vertical suspensa na Escola Professora Rose, em Petrolina, no dia 28/06. A ação visa colaborar com os processos educativos das crianças do educandário.

Neste mesmo dia, no turno da noite, o PEV também promoveu atividades de sensibilização sobre a importância da Horta na Escola João Barracão, junto a duas turmas de EJA da instituição. Após as atividades de sensibilização foi realizada visita as áreas possíveis de desenvolver a horta na escola.

Categoria: Horta Escolar Agroecológica