Estudantes desenvolvem blocos sustentáveis para horta escolar

Integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, do Programa Escola Verde, desenvolveram blocos sustentáveis com materiais alternativos, de baixo custo e menos impacto ambiental, para ajudar as escolas no desenvolvimento das hortas agroecológicas.

No dia 18/08, os estudantes Vitor Barreto, Isabela Oliveira e Francisco Rivaldo, sob a orientação do Prof José Getúlio, realizaram no Laboratório de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, alguns experimentos com Bloco Solo-Cimento com o intuito de utilizar no desenvolvimento das hortas nas escolas onde o PEV vem atuando neste semestre.

A análise dos protocolos iniciais indicam a viabilidade do experimento nas hortas escolares, mas também aponta grande potencial para aplicação na construção civil em geral.

A Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA, será a escola-piloto escolhida para receber os primeiros blocos nas estruturas da horta escolar.

O bloco desenvolvido, conhecido como “Solo-Cimento”, não passa pela queima tradicional do bloco cerâmico usual e utiliza menos cimento, não agride o meio ambiente durante a fabricação e sua composição tem menos possibilidade de impacto negativo ao meio ambiente; tornando-o indicado para construção de hortas e contato com alimentos.

Confira algumas imagens: