Cuidados com os Agrotóxicos

Um dos graves problemas da região do Vale do São Francisco, e de outras regiões agrícolas, é a utilização massiva e indevida dos Agrotóxicos, colocando em risco trabalhadores rurais, contaminando alimentos e degradando o meio ambiente.

Com o objetivo principal de refletir sobre este e outros problemas relativos aos cuidados com os Agrotóxicos, o Programa Escola Verde mobilizou aproximadamente 250 alunos e professores do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio da Escola Olavo Ferreira Neto, localizada na área rural de Juazeiro-BA, no dia 5 de junho.

Muitos destes alunos são filhos e parentes de trabalhadores rurais, os quais costumam ter contato com estes produtos sem a devida precaução.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates e demonstração in loco de Equipamento de Proteção Individual (EPI), com a participação do mascote Pevenildo. As ações foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Elísio Costa, Ana Caroline Coelho e a professora Marta Barbosa, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

De acordo com a opinião do aluno Eduardo Silva (3° B), as atividades foram”importante porque trouxe mais informações e conhecimentos sobre o uso de agrotóxicos”, comentou.

Confira algumas imagens: