Atividades do PEV sobre os cuidados e perigos dos Agrotóxicos

Aproximadamente 100 alunos, professores e gestores de duas escolas públicas do Vale do São Francisco forma sensibilizados sobre os cuidados e perigos dos Agrotóxicos para a saúde e o meio ambiente.
As ações consistiram em exibição de vídeos, palestra, debate e apresentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), e foram desenvolvidas pelo integrante do PEV, Elísio Costa, com a participação dos professores Tereza Cristina, Demétrio Cardoso, Solange Araújo, Albaniza Bezerra e das gestoras Ana Paula Lopes e Maria Semente.

Os agrotóxicos foram desenvolvidos durante a Primeira Guerra Mundial e bastante utilizados na Segunda Guerra Mundial como arma química. Após o término da guerra, estes venenos passaram a ser usados como defensivo agrícola.

Estas atividades são muito importantes, pois muitos estudantes são agricultores, filhos ou parentes de trabalhadores rurais que utilizam deste produtos com frequência na região.

ESCOLAS MOBILIZADAS

Foi com a intenção de levar estas reflexões sobre o tema que o PEV mobilizou cerca de 80 estudantes e professores do Centro Educacional de Sobradinho-BA, no dia 30/05/2017.

Em depoimento, a professora Albaniza Bezerra afirmou que “os alunos demonstraram interesse e interagiram muito com a riqueza das informações oferecidas. O tema foi muito relevante para uma visão geral sobre os problemas decorrentes do uso dos agrotóxicos para o meio ambiente e para a saúde humana, trazendo graves consequências sociais”, observou satisfeita.

No dia 24/05 o PEV esteve sensibilizando em torno de 30 alunos e professores do 6º Ano, da Escola Mandacarú, localizada na área rural de Juazeiro-BA.