HORTAS PROMOVEM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

As hortas domésticas são, em geral, estabelecidas em pequenos espaços, com uma boa variedade de hortaliças, principalmente aquelas preferidas e consumidas pelas famílias, incluindo também plantas aromáticas e medicinais.
Além disso, as hortas melhoram o ambiente e sua manutenção e cuidados têm função terapêutica no combater ao estresse e a ansiedade.
 
Visando a obtenção desses benefícios e promover a sustentabilidade e a educação ambiental, os integrantes do Programa Escola Verde, Antônio Messias, Fabio Junior, Joaquim Rodrigues e Nayara Duarte desenvolveram, entre as datas 18/12/2021 e 14/01/2022, atividades de plantio e cuidado de hortas domésticas agroecológicas nos municípios de Jaguarari-BA e Petrolina-PE, impactando aproximadamente 30 pessoas de suas famílias e vizinhos.
 
As atividades desenvolvidas por Antônio Messias ocorreram na Zona Rural de Jaguarari-BA, e consistiram na limpeza do solo, confecção de canteiros e plantio de hortaliças, gerando a preservação e aproveitamento da área trabalhada, e a difusão das ideias da educação ambiental entre os vizinhos da comunidade.
 
Em Petrolina-PE as ações de horta foram realizadas nas residências, com a manutenção e o plantio de espécies como o coentro e salsinha, muito apreciadas e consumidas na região.
 
Para a estudante Emelly Kauane, neta do senhor Antônio Pereira Dias, em Jaguarari-BA, ressaltou que as ações foram “muito importantes porque foi possível aprender sobre hortaliças na prática”.