COMPOSTAGEM MOBILIZA QUARTEL DA PM EM JUAZEIRO – BA

A compostagem é uma técnica com a reutilização de resíduos orgânicos (como restos agrícolas, esterco de animais, resíduos orgânicos urbanos e poda de árvore) que tem por finalidade formar um solo huminífero, concentrando macro e micronutrientes de forma equilibrada para as plantas. Esse tratamento de resíduo possui a vantagem de ser um processo de alta eficiência e baixo custo operacional.

Nesse sentido, no dia 29/12/2021 foi realizada uma compostagem no jardim da 73ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia), localizada na Travessa São Miguel, S/N, Bairro Santo Antônio, em Juazeiro-BA. A atividade tinha o objetivo de cuidar de uma planta que apresentava extremidades marrons, o que sinalizava carência de potássio.

Assim, como forma de suprir essa carência os integrantes do Projeto Escola Verde realizaram a compostagem com casca de banana. O resultado da digestão dessa matéria orgânica pelos microrganismos é a liberação de nutrientes como o potássio, trasnformando-se em nutrientes minerais e, assim, ficam disponíveis para as plantas.
A atividade se deu sob os olhares da Sd PM Sara, lotada naquela unidade da Polícia Militar, a qual ficou muito satisfeita com a parceria e disse que vai acompanhar o desenvolvimento da planta e tomar os cuidados para manutenção do jardim do quartel.

Participaram da ação os discentes de Psicologia da Univasf e Integrantes do Projeto Escola Verde, Amauri Plácido e Luamar da Silva.

Por Clodoaldo Plácido