DESCARTE ADEQUADO DE PILHAS E BATERIA

As pilhas e baterias estão presentes no cotidiano das populações há muitas décadas, mas apesar da sua importância, são materiais compostos por elementos altamente tóxicos, causadores de danos irreversíveis para o meio ambiente e saúde humana. Na sua constituição há elementos como chumbo, mercúrio, lítio, cádmio e zinco que, ao atingirem o solo e lençóis freáticos, por exemplo, contaminam e comprometem a sustentabilidade ambiental e a saúde humana, flora e fauna.

Uma forma de evitar danos à saúde e ao meio ambiente por esses objetos é descartá-los corretamente.

Diante disso, os integrantes do Projeto Escola Verde confeccionaram no dia 01/12/2021 um coletor para pilhas e baterias e visitaram residências no bairro Vila Mocó, em Petrolina-PE, para recolher esses objetos em desuso e explicar para a comunidade local sobre a importância do descarte adequado destes materiais considerados perigosos.

Bernadete Araújo, moradora da comunidade, manifestou contentamento da importância e pertinência da atividade, já que muitos desconhecem o perigo de descartar esses materiais no lixo comum e, quando possuem conhecimento sobre isso, não sabem o que fazer com as pilhas e baterias usadas de suas residência e local de trabalho.

A atividade foi realizada por Alda Letícia e Roney da Silva e impactou cerca de 30 moradores.
 
Por Fernanda Coelho
Categoria: Coleta Seletiva