COMPOSTAGEM É TEMA DE ATIVIDADE ESCOLAR

A prática da compostagem pode ser uma importante ferramenta para reaproveitamento dos rejeitos orgânicos em casa e na escola, além de resultar no humos para as plantas e ajudar na sensibilização e educação ambiental dos envolvidos.

Com estes propósitos, no dia 18/11/2021 o integrante do Projeto Escola Verde, David Pereira, realizou uma importante palestra prática sobre compostagem na Escola Estadual Profa Adelina Almeida, localizada em Petrolina-PE. A atividade foi realizada na turma do 2º ano do Ensino Médio e contou com a participação de cerca de 20 alunos e do professor Adriano.

Além da discussão sobre o tema, foi demonstrado como funciona o processo de decomposição da matéria orgânica com serapilheira e suas fases, fazendo a demonstração de como montar e seus processos.

A compostagem é uma prática importante, pois é uma das formas de contribuir para a diminuição do aquecimento global, já que esse material transformado em adubo deixa de ir para os aterros sanitários e assim não gera o gás metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa. Responsável também pela diminuição da utilização de fertilizantes sintéticos na agricultura.

Além disso, traz benefícios quando realizada em casa, auxiliando na redução das sobras de alimentos, sendo uma solução simples para reciclar os resíduos que geramos diariamente.

Por Fernanda Coelho

Categoria: Compostagem