MANUTENÇÃO E PRODUÇÃO DE MUDAS NO VIVEIRO DO PEV

O Projeto Escola Verde possui um viveiro localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina- PE. O mesmo é utilizado para a produção de mudas, com o objetivo de serem utilizadas em ações de arborização do PEV nas comunidades e escolas da região, promovendo a Educação Ambiental dos envolvidos com as mobilizações.

Para que essas ações possam ser realizadas, integrantes do PEV realizaram atividades de transporte de mudas e manutenção deste importante equipamento entre os dias 22/10 e 05//11/2021. No viveiro removeram as ervas daninhas encontradas no solo e promoveram os cuidados e podas das cerca de 500 mudas de espécies nativas, recebidas de doação da Agrovalle, além das que são produzidas no próprio viveiro.

A importância do viveiro pode ser observada com facilidade nas mobilizações, pois é uma das formas de ajudar na produção e conservação de espécies nativas. Além disso, é uma ferramenta para atividades de educação ambiental, já que o contato dos estudantes ou da população em geral com a terra e com a prática da arborização contribui para a reflexão e responsabilidade ambiental que os aproxima do cuidado com a natureza.

As atividades foram realizadas pelos integrantes Maria Paula, David Pereira, Mavani Lima, Clistenes Amorim, Izabela Gomes e o professor Celso Franca.

Por Fernanda Coelho
Categoria: Viveiro