COLETA SELETIVA É TEMA QUE MOBILIZA COMUNIDADES

A coleta seletiva sempre foi um tema de grande relevância para o Projeto Escola Verde e está entre as ações mais executadas por seus membros. São iniciativas que visam promover o descarte adequado dos rejeitos sólidos, com destinação correta dos materiais que poderia poluir ainda mais o meio ambiente, além da ação educativa em espaços públicos, junto conjunto à população e o poder público.

Nesse sentido, entre abril e setembro deste ano, vários integrantes do PEV desenvolveram ações de coleta seletiva tanto nos espaços públicos com a coleta de rejeitos, quanto em suas residências e condomínios com a separação adequada do lixo. Além disso, ações de coleta seletiva de pilhas e baterias foram realizadas na empresa NIAGRO – Nichirei do Brasil Agrícola por meio de uma campanha de sensibilização realizada em parceria com a empresa, visando orientar a comunidade sobre o descarte correto destes materiais, evitando os descartes inadequados e criminosos de pilhas e baterias no lixo comum; combatendo a contaminação do solo, da água, pessoas e animais.

As ações ocorreram em diversas localidades e mobilizaram cerca de 250 pessoas na ilha do fogo (Juazeiro-BA), na orla de Juazeiro-BA, no bairro Monte Castelo em Juazeiro-BA, na NIAGRO (Petrolina-PE) e nas residências e condominios dos integrantes do PEV nas cidades Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

O papel fundamental da coleta seletiva é promover a separação dos resíduos com vista a processos específicos de reciclagem. Tendo em vista que quando os materiais são misturados a reciclagem se torna mais cara e menos viável. Por isso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que a implantação de coleta seletiva é obrigatória nos municípios.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, David Pereira, Elder Araújo, Evellin Ferreira, Gabriel Eugênio, Jonatas de Castro, Aldeir Bezerra, Marlon Campos, Mirthes Santana, Rafaela Rezende, Simone Amestoy, Vanessa Kelly, Gabriel Alves, Jairo Ferreira, Bruno Rodrigues, Anna Kelly e Marilia Cassia.

Por Yan de Castro
Categoria: Coleta Seletiva