CURSO DA MARINHA E BRIGADA FORÇA E RESGATE HABILITA COMUNIDADE DE PESCADORES COM AJUDA DO PEV

A Associação de Brigadista e Grupamento de Proteção Ambiental Força e Resgate é uma instituição sem fins lucrativos localizada na cidade de Sento-Sé (BA) que atua na preservação e conservação da Caatinga, combate à incêndios, resgate e salvamentos aquáticos, sendo os protetores do Parque Nacional Boqueirão da Onça. Seus membros atuam de forma voluntária na atuação e custeamento da instituição e buscam, junto à comunidade, incentivos financeiros para manter os custos de fardamento, EPI’s e manutenção do veículo.

No dia 13 de fevereiro de 2021 o grupo de Brigada Força e Resgate, em parceria com a Capitania Fluvial da Marinha do Brasil de Juazeiro, ofertou o “Curso de Aquaviário Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés” e o “Curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas Nível 1” para todos os membros da brigada, pescadores da comunidade e membros da Guarda Civil Municipal (GCM). A entrega dos certificados e habilitação náutica, foi realizada pelo comandante Ct Luiz Felipe Melo da Mata e sua guarnição, na presença do Secretário da Agricultura Sandro Jatobá e o empresário Marcelo Ribeiro.

A participante do Projeto Escola Verde, Helisandra Reis, contribuiu na coordenação e organização do evento, auxiliando na catalogação de documentos dos participantes, aluguel de espaço para o evento, preparação de lanches, reserva de hospedagem e reunião nas comunidades ribeirinhas para mobilizar os pescadores a participarem do evento.

Foram entregues 45 carteiras de habilitação náutica aos moradores de Sento-Sé, o que terá impacto positivo sobre a economia local e auxílio às atividades da Brigada.

Na oportunidade, o presidente da Brigada Força e Resgate, Glaucio George, agradeceu a Marinha do Brasil “pela confiança e respeito por nossa instituição e acreditar em nosso trabalho. Sendo muito gratificante proporcionar aos pescadores a aquisição da habilitação náutica, que é uma documentação necessária para todos que navegam”, observou.

Por: Helisandra Reis e Rebeca Carvalho
Categoria: Evento