COMPOSTAGEM COM A FAMÍLIA

A compostagem é uma técnica com a reutilização de resíduos orgânicos que tem por finalidade formar um solo huminífero, concentrando macro e micronutrientes de forma equilibrada para as plantas.

Com o objetivo reaproveitar restos de alimentos na realização de composteiras, integrantes do Programa Escola verde, sensibilizaram e mobilizaram seus familiares e amigos, entre os dias 25/09 e 20/10, para realização de coleta seletiva do material, abertura de fosso, depósito de rejeitos, aguagem e utilização do húmus nas plantas.

As ações ocorreram nos municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, e envolveram cerca de 40 pessoas. Todos os cuidados com a segurança da saúde foram tomados.

Um exemplo foi a atitude do estudante, Augusto Marques, que orientou, por vídeo-chamada, seus primos Davi (11) e Malu (6), com a ajuda de sua mãe, a realização de uma prática de compostagem com o lixo orgânico da família. A discente Louise Moreira realizou a ação com a utilização de garrafas PET com função de “mini-composteira”, com o auxilio de sua mãe, D. Maria Elizabete.

No dia 02/10, integrantes do PEV realizaram experimento de compostagem na área do viveiro no CCA/Univasf, em Petrolina-PE.

Participaram das ações, Natália Gomes, Marissol Souza, Davi Campello, Micaela Leite, Daniel Feitosa, Pedro Antonio, David Pereira, Luiz Gustavo, Marcus Antônio, Amanda Alves, Amanda Lara, Samara de Souza e Gabriela Silva.

Por: Marcelo Alcântara
Categoria: Compostagem