ATIVIDADES DE HORTA E JARDINAGEM TRAZEM VÁRIAS VANTAGENS DURANTE PANDEMIA

Durante este período da Pandemia do novo coronavirus uma atividade que pode trazer muitos benefícios é o desenvolvimento de hortas orgânicas e cuidados com o jardim de sua própria residência. Ao contrário do que muita gente pensa, para ter um ambiente verde, agradável e produzir algumas verduras não requerer muito espaço, nem recursos financeiros.

As atividades socioambientais, como cuidados com o jardim ou a horta doméstica além de funcionar como uma terapia antiestresse e antidepressivo, também torna a casa mais bonita, confortável e agradável, além de produzir alimentos para a mesa, no caso das hortas.

Neste sentido, o Programa Escola Verde, através do Curso de Educação Ambiental interdisciplinar, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, desenvolveu uma série de ações de jardinagem e hortas domiciliares durante a pandemia.

As ações foram realizada nas residências dos estudantes nos meses de Abril e Maio, e envolveu cerca de 30 pessoas de famílias diferentes, todas em isolamento social em três municípios da região do Vale do São Francisco.

Duas destas atividades ocorreram no município de Juazeiro (BA), ocasião em que o estudante Nattan Ádler dos Santos, Airla Ferreira e Ayslane Mairy, desenvolveram ações de produção de mudas, limpeza, poda e jardinagem em suas residências.

Para a estudante Ayslane Mairy, “a atividade foi de suma importância tanto para o ambiente em que resido como para o desenvolvimento da planta, e sem falar da limpeza que é necessária para a não proliferação e infestação de pragas e bichos. Precisamos preservar e cuidar do nosso Bioma Caatinga”, defendeu.

Em Petrolina (PE), os estudantes Carla Fabiana Almeida e Mábio Dutra realziaram ações de jardinagem e horta suspensa com sua pequena filha Valentina (6 anos).

“No final, ganhamos um cantinho especial que será cuidado por todos”, comentou satisfeito Mábio.

Também foram desenvolvidas ações no município de Moreilândia (PE), quando a estudante Valdenia Moreira conseguiu envolver toda sua família, com cinco pessoas, nas ações de revitalização da horta orgânica que estava meio esquecida em sua casa.

“A atividade realizada reforça a importância da produção agroecológica, garantido assim, uma alimentação saudável e a prática de cuidado com o solo e a natureza”, explicou Valdenia.

Categoria: Jardinagem