HORTA AGROECOLÓGICA É DESENVOLVIDA EM ESCOLA DE UMBURANAS (BA)

O desenvolvimento de hortas agroecológicas, além de oferecer o aumento de área verde e um ambiente mais sustentável, pode também promover a educação ambiental eficaz, possibilitando a sensibilização de alunos para um pensamento mais crítico e a mudança comportamental quanto às questões do meio ambiente.

Nesse sentido, o Programa Escola Verde (PEV) colaborou com o desenvolvimento de uma horta agroecológica junto com cerca de 40 alunos e professores do Colégio Jeovando Lopes de Almeida, localizado em Umburanas (BA). Visando a promoção de proposta interdisciplinar envolvente, prazerosa e contextualizada para alunos do 9º Ano. Toda produção da horta será destinada a merenda escolar.

A atividade foi realizada antes da suspensão das aulas por conta do Coronavirus, entre os dias 12/03 e 18/03/2020 em uma área que estava ociosa da escola e aconteceram durante as aulas de Ciências. Foi feita a limpeza do terreno, construção dos canteiros, o plantio de couve, cebolinha, salsa, alface, tomate e cenoura e outras hortaliças.

As ações foram acompanhadas pelo integrante do Curso de Especialização em Educação Ambiental, Adriano Almeida, e pela coordenadora do PEV, profa Nair Dahmer.

Por Letícia Duarte
Categoria: Horta Agrocológica