POLUIÇÃO SONORA É TEMÁTICA DEBATIDA PELO PEV

A poluição sonora e seus efeitos à saúde física e mental, decorrentes do aumento excessivo de ruídos e sons, muitas vezes passam despercebidas pelas pessoas, pois o barulho fazem parte do cotidiano da população.

Os danos causados a saúde da população são grandes, podendo chegar até a perda da audição. Sons de buzinas, sirenes, transportes urbanos, casas de show, aparelhos de som e fones de ouvidos são algumas das fontes que ultrapassam os níveis limítrofes para o ouvido humano.

Nesse sentido integrantes do Programa Escola Verde (PEV) participaram das atividades do projeto “Poluição Sonora: Práticas de mobilização do meio ambiente escolar”, no IF-Sertão, campus Petrolina (PE), no dia 14/02/2020.

A ação envolveu alunos-monitores que foram orientados a construir dois modelos de decibelímetro a partir de um kit de eletrônica com arduino e sensores de som. O objetivo da atividade foi conhecer o funcionamento do equipamento usado para fazer medições de poluição sonora na escola.

O integrante do PEV, Thiago Lacerda, participou das ações e considerou “muito importantes para a prevenção de problemas auditivos e socioambientais”.

Por Letícia Duarte
Categoria: Saúde ambiental