SAÚDE AMBIENTAL É DISCUTIDA EM PALESTRA SOBRE ZOONOSES

O Programa Escola Verde (PEV) realizou no dia 25/10/19 atividades sobre Zoonoses na Escola Municipal Ariano Suassuna, localizada em Petrolina-PE. A ação impactou aproximadamente 60 alunos do ensino fundamental.

A atividade teve por objetivo alertar os alunos para os riscos das doenças transmitidas por animais, indicar maneiras de evitar o contágio e caso venha a contrair a doença saber quais atitudes tomar. Exercitando, assim, conteúdos abordados nas disciplinas.

Foi debatido os aspectos teóricos sobre as doenças mais comuns em crianças de 5 a 14 anos, e logo após foi feita demonstração prática com vários matériais com vermes em formol, como solitária (Taenia Solium), lombriga (Ascaris lumbricoides),  e alguns vetores, como o barbeiro e roedores. Todo o material usado foi cedido pelo professor Dr. Diego César, do Laboratório de Parasitologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Atividades como essa em escolas é de grande importância, pois, como a maioria dos transmissores da doença são os animais domésticos, como gato e cachorro, o risco de contaminação é muito maior, daí a necessidade de discutir o tema na comunidade escolar, transformando os alunos em disseminadores de boas práticas no seu conviveu familiar e conhecedores práticos de assuntos do currículo escolar.

Participaram da ação as integrantes do PEV, Kezia Lima e Renata Valéria.

Por Paloma Cristina
Categoria: Saúde Ambiental.