MOBILIZAÇÃO PARA A COLETA SELETIVA

Propagar ideais e princípios da Coleta Seletiva são uma importante atividade de sensibilização da população para causas ambientais, que podem mudar ideias e comportamento.

Mostrar a significância do descarte correto dos resíduos sólidos, principalmente dos que podem ser reaproveitado e dos resíduos tóxicos e os problemas ocasionados pelo os mesmos, pode ser uma fonte de motivação para ativar o senso de responsabilidade socioambiental das pessoas.

Neste sentido, o Programa Escola Verde (PEV) desenvolveu no final do mês de outubro quatro mobilizações de coleta seletiva em comunidades e instituições do Vale do São Francisco, impactando aproximadamente 350 pessoas.

As ações consistiram na panfletagem das salas e corredores das instituições, conversas com os alunos sobre o uso dos coletores e a importância do descarte do lixo corretamente. Houve ainda visitas a sala de aulas e ocorreu uma limpeza simboliza da orla, com o intuito se sensibilizar as pessoas que transitaram no local.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Caroline Borges, Larissa Vieira, Edjair Aguiar, Iago Rocha, Adzmara Rejane, Regina Claudia, Andreza Mayara, Leonardo Miranda, Márcio Roberto, Alisson Oliveira, Bianca Silva, Fernando Macena, Aline Laurentine, Mikaele Santos, Raysa Moreira e Matheus Nogueira.

INSTITUIÇÕES E COMUNIDADES ENVOLVIDAS

No dia 25/10/19 a atividade consistiu na panfletagem e dialogação com alunos e professores nas salas de aula e corredores da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) no campus Juazeiro-BA.

“É muito importante a gente passar pra conscientizar as pessoas da separação do lixo, pois na Universidade ninguém está se importando com isso”, comentou Ana Laura, estagiária do PEV pela AIESEC.

Ainda no mesmo dia aconteceu também uma visita a salas de aula no campus da UNIVASF de Petrolina (PE), onde foram debatidas a relevância da coleta seletiva e a necessidade de sua prática cotidianamente.

Já no dia 27/10 ocorreu uma limpeza simbólica da orla de Petrolina-PE, onde foram retirados nove sacos de lixo, numa ação ambiental que sensibilizou cerca de 100 pessoas que transitaram no local.

No dia 23/10 a sensibilização foi no Campus de Ciências Agrárias (CCA), na UNIVASF, em Petrolina-PE, onde foram desenvolvidas ações de promoção da coleta seletiva, reforçando que no campus possui além dos coletores tradicionais, também existem coletores para descarte de pilhas/baterias e de óleo de cozinha.

“Achei muito importante as informações que foram dadas na sala de aula, tiraram as dúvidas sobre como é feita a coleta seletiva na UNIVASF, além de explicar como deve ser feito a reciclagem do lixo corretamente”, declarou Maria Natália, docente do curso de Ciências sociais.

Por Paloma Cristina
 Categoria: Coleta Seletiva.