HORTAS AGROECOLÓGICAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A implantação de Hortas Agroecológicas nas escolas faz parte dos desafios do Projeto Escola Verde (PEV) para promover Educação Ambiental de forma dinâmica nas instituições de ensino da região do Vale do São Francisco. Transformando espaços esquecidos das escolas em algo útil, sustentável, que pode prover alimentação mais saudável para as crianças, e ainda colaborar nas aulas práticas de diversas disciplinas escolares.

Com a intenção de promover hábitos alimentares mais saudáveis, exercitar os conhecimentos de sala de aula e estimular relações sociais nas crianças, os integrantes do PEV, Rogério Rodrigues, José Valto e Jannini Gabriela realizaram atividades de Hortas em algumas escolas da região.As ações impactaram cerca de 50 pessoas e contaram com a realização de atividades como preparo do terreno, semeadura, adubagem, plantio, rega e colheita.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nos dias 23 e 25/10 as atividades de Horta foram realizadas no Projeto de Ação Comunitária de Sobradinho, localizado na cidade de Sobradinho-BA, contaram com a participação de cerca de 20 crianças para preparo de canteiro, plantio de alface e coentro, e coleta de flores secas para extração de sementes.

A professora Luciana Lima, que acompanhou as atividades, disse que “a iniciativa de colocar os alunos em contato com a natureza e colocá-los em contato com o que os pais de alguns fazem para garantir o sustento da família, pode ser uma saída para as dificuldades financeiras da família”, afirmou.

Nos dias 17 e 19/10 os integrantes do PEV colaboraram com as atividades na Horta da Escola Municipal Luiz Rodrigues Araújo, Petrolina-PE, que impactaram cerca de 50 pessoas, entre gestores, professores e alunos.

As atividades se basearam em momentos de reunião e sensibilização do projeto, com o gestor do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) João Batista, a gestora da escola, Carmélia, a professora responsável pela horta Carlene e Inácia, representante da comunidade e alunos.

Por Letícia Duarte
Categoria: Hortas Agroecológicas