RECICLAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A reciclagem evita que os resíduos sólidos cheguem aos aterros sanitários ou lixões fornece nova utilidade para materiais que levariam anos para se desintegrar no meio ambiente, possibilita uma nova utilidade e ressignificar materiais, promove habilidades artísticas dos participantes, além de contribuir para a formação de sujeitos ambientalmente responsáveis.

Reciclar é uma tarefa necessária na sociedade atual que possui nível alto de consumo crescente, ao passo que os recursos naturais são finitos e escassos. Por isso assuntos como coleta e separação, revalorização e transformação dos resíduos sólidos são temas diariamente discutidos pelo Programa Escola Verde.

Neste sentido os integrantes do projeto realizam Oficinas de Reciclagem em duas escolas da rede pública de Petrolina-PE, mobilizando aproximadamente 60 pessoas, entre alunos e professores.

As atividades consistiram em oficinas onde foi discutido o tema com o auxílio de slides, vídeos e debates, também ocorreram atividades práticas com a confecção de borboletas coloridas, feitos com papelão e plásticos coloridos, os quais poderiam ser descartado de forma incorreta no meio ambiente.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Roberto Fábio, Clayton Amorim e Mávani Lima.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 10/10/19, a instituição movimentada foi a Escola Municipal Wilma Wzely Cunha Coelho Amorim, localizada no Núcleo 9 do Projeto Senador Nilo Coelho, onde ocorreu uma oficina ministrada pelo membro do PEV, Fábio Santana, com a participação de 30 alunos do EJA.

O professor da turma, Luiz Fernando, considerou muito valioso a participação do PEV e agradeceu pela oportunidade é apoio. Considera que foi muito rico e auxiliará aos alunos no desempenho das atividades de conclusão.

Já no dia 17/10 foi a vez das atividades ocorrerem na Escola Municipal Rubem Amorim Araújo, onde a oficina foi realizada com a participação de 30 alunos do pré 2, na confecção de borboletas feitas de papelão, o qual eles poderiam levar pra casa e presentear alguém.

Por Paloma Cristina
Categoria: Reciclagem.