COMUNIDADES SÃO MOBILIZADAS COM AÇÕES DE ARBORIZAÇÃO

As árvores são essenciais para o meio ambiente e a vida das pessoas. Elas são responsáveis pela produção de frutos, flores, sementes, madeira e fornecem base para a produção de medicamentos, além de reter CO2, reduzir a poluição sonora e os ventos, manter a umidade do ar e chuvas regulares, promover saúde ao solo, evitar erosão de suas raízes, dentre outros benefícios.

Nesse contexto, é importante desenvolver ações de arborização em lugares que tenham um grande fluxo populacional e sofram com a degradação de suas árvores nativas. Por isso, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram atividades de Arborização em comunidades da região do Vale do São Francisco.

As atividades consistiam em conversar com moradores, mostrando a importância de manter áreas verdes conservadas, promover ações sustentáveis e respeitar o meio ambiente, solicitação de assinatura de termo de compromisso de cuidar das mudas, e ações práticas com preparação do terreno e plantio de espécies nativas, como Mulungu, Catingueira e Ipê. 

As ações impactaram cerca de 60 pessoas, entre membros da população local e do corpo de bombeiros, e foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV Alisson Oliveira, Iago Rocha, Mavani Lima, Thais Santos e a intercambista portuguesa, Maria Felicidade.

COMUNIDADES ENVOLVIDAS

O bairro Centenário, em Juazeiro-BA, recebeu as ações de arborização do PEV  no dia 08/10/2019. As atividades consistiram no plantio de mudas na pracinha do bairro. A atividades contaram com a participação de cerca de 30 pessoas da população local.

No dia 01/10/2019 foi a vez do corpo de bombeiros receber ação de arborização, que se prolongou por outros lugares, as atividades contaram com a participação dos moradores locais, de um senhor responsável por cuidar das plantas do corpo de bombeiros, de um senhor que cuida do jardim localizado em uma praça atrás da caixa d’água próximo a Univasf. A atividade foi desenvolvida pelas integrantes do PEV Mavani Lima e Thais Santos.

No dia 30/09 ocorreram ações de arborização no bairro Cosme e Damião, em Petrolina-PE, onde foram plantadas pata de vaca, mulungu e angico de caroço. As mudas foram plantadas numa praça feita por moradores. A ação contou com a participação de cerca de 10 pessoas.


Segundo, Seu José, morador do bairro,  “o trabalho desenvolvido pelo Projeto é muito importante, pois plantar árvores ajuda o meio ambiente”.

No dia 03/09 a ação de arborização foi no bairro Maringá, em Juazeiro-BA, onde foram plantadas mudas de angico de caroço com a colaboração de moradores que se comprometeram em cuidar das jovens plantas. Participaram da atividade cerca de 20 moradores.

Por Letícia Duarte
Categoria: Arborização