FANTOCHES COMO INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Atividades lúdicas, como teatro de fantoches, é um ótimo instrumento pedagógico para promover a  Educação Ambiental entre crianças, estimulando a imaginação, ajudando na interação social, desenvolvendo a criatividade e fomentando a responsabilidade ambiental.

Pensando nisso, integrantes do Projeto Escola Verde (PEV) desenvolveram no dia 30/08/19, na Escola Municipal Rubem Amorim Araújo, em Petrolina (PE), apresentação do Teatro de Fantoches durante a comemoração do dia do folclore, focando em personagens folclóricos que têm relação com a temática ambiental, como o Curupira, o Nego D’água e a Iara mãe das águas.

Os integrantes do PEV usaram os fantoches para auxiliar no entendimento de temas muitas vezes complexos para as crianças, sendo possível através deste instrumento inserir conteúdos como a coleta seletiva, reciclagem, poluição de rios e mares, introduzindo todos esses assuntos de forma dinâmica e de fácil compreensão.

A ação impactou aproximadamente 110 pessoas, entre alunos e funcionários.

Participaram da mobilização os integrantes do PEV, Mavani Lima e Clayton Amorim.

Por Paloma Cristina

Categoria: Arte Ambiental