PESQUISA SURVEY REVELA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE EA

O Projeto Escola Verde (PEV) realiza sistematicamente pesquisas de campo para conhecer a realidade da Educação Ambiental nas escolas e comunidades. O presente estudo, do tipo Survey, foi desenvolvido através de aplicação de Questionários Semi-estruturados nas escolas públicas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), entre os meses de Janeiro e Julho de 2019.

Para a pesquisa foram entrevistados 93 professores de 31 escolas da Educação Básica da região do Vale do São Francisco.

Foram pesquisados professores de diferentes áreas e disciplinas. Todos os participantes foram informados dos procedimentos e convidados a participar voluntariamente do estudo. Os nomes das escolas e dos professores foram preservados e garantido o anonimato, a fim de garantir os princípios éticos em pesquisa.

Os dados coletados compreendem uma amostra não-probabilística.

DADOS GERAIS DAS PESQUISAS REALIZADAS PELO PEV

Os dados revelaram que 70% dos professores pesquisados não participaram de nenhuma capacitação em Educação Ambiental e quem participou, em sua maioria, recebeu essa capacitação por meio de ONGs e outras instituições não governamentais.

Os dados da pesquisa revelam que nenhum dos entrevistados participou de qualquer capacitação de Educação Ambiental nesse primeiro semestre de 2019. E que apenas 34 dos 93 professores pesquisados (37%) se sentem capacitados para desenvolver a Educação Ambiental de forma eficiente.

Mesmo que a Lei da Educação Ambiental diga que é obrigatório que as instituições de ensino promovam de maneira continuada a Educação Ambiental de forma interdisciplinar, a maioria (54%) dos entrevistados não desenvolvem atividades conjuntas com outras disciplinas, ou fazem isso apenas de forma esporádica.

Dentre as dificuldades aprontadas no desenvolvimento da Educação Ambiental foram citados a “Falta de material didático” apropriado (34%), “Falta de Capacitação” dos professores (36%), “Desinteresse discente” (15%) e “Desinteresse docente” (6%), e outras causas (9%).

Quando foram questionados se o tema ambiental é trabalhado na disciplina que exerce, 39% dos profissionais disseram que sim, mas parcialmente; enquanto 33% relataram só desenvolver em situações específicas. É muito importante lembrar que a Lei 9.795/99 exige  que “A educação ambiental deve estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo”.

A pesquisa destaca um dado alarmante ao mostrar que 49% das escolas não tem nenhum projeto de educação ambiental permanente sendo desenvolvido. Os projetos ambientais são fundamentais para a comunidade escolar, ao fazer um trabalho de educar de forma contextualizada, procurando sensibilizar os alunos para as questões ambientais locais, mobilizando-os a tomarem atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.

Em relação aos recursos tecnológicos utilizados pelos professores em suas atividades educativas, a pesquisa revelou que 25% utilizam a televisão, enquanto 23% não se utilizam de nenhum instrumento tecnológico em suas aulas. Também outros dados preocupantes é a baixa utilização dos laboratórios de informáticas das escolas, com apenas 8% de citações. Também 3% citaram o rádio e 41% citaram outras TICs, representando datashows e projetores para reprodução de slides nas aulas.

60 professores (65%) relataram que os laboratórios de informática estão desativados ou simplesmente as escolas não possuem estes equipamentos.

Contudo, 57% dos professores declararam que já participaram de eventos de educação ambiental, o que a considerar os dados vistos anteriormente é um dado muito positivo.

Em breve serão apresentados os dados refinados desta pesquisa, revelando as diferenças das opiniões dos professores das escolas estaduais e municipais, de Petrolina e Juazeiro.

Por Paloma Cristina.

Categoria: Pesquisa