DEBATENDO A SAÚDE AMBIENTAL COM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

O cuidado com o meio ambiente é algo que tem reflexos diretos na saúde da população. As pesquisas científicas têm apontado que praticamente todas as formas de adoecimento são decorrentes de causas e fatores ambientais.

Entretanto, pouca atenção se tem dado a prevenção e qualidade de vida, em detrimento da dominação do modelo curativista, medicamentoso e hospitalicentrico.

Com a intenção de provocar essas e outras discussões junto aos alunos do curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), membros do Programa Escola Verde (PEV) expuseram e debateram acerca dos temas da Saúde Ambiental, no dia 14/08/2019.

A atividade reuniu cerca de 20 pessoas que debateram desde as doenças infecto parasitárias, passando pelas doenças crônico-degenerativas, até alimentação saudável, atividades físicas e stress.

As atividades consistiram em apresentação de slides e debates com uma breve apresentação sobre as atividades do PEV, enfatizando a questão da Saúde Ambiental.

Em depoimento, a professora responsável pela disciplina e integrante do PEV, Anne Caroline, afirmou que essa discussão na disciplina foi de grande importância para a compreensão dos assuntos e como isso reflete na saúde individual e coletiva.

Participaram, os membros do PEV, Fernando Vitor, Carlos Fábio e Taísa Vieira.

Por Juliana Almeida.

Categoria: Saúde Ambiental