ALUNOS DE TIJUAÇU PROMOVEM SEMINÁRIO SOBRE MEIO AMBIENTE

Professores e alunos vêm se mobilizando para dar vida ao Projeto Escola Verde (PEV) no Distrito de Tijuaçu, localizado na área rural de Senhor do Bonfim (BA), desde Dezembro de 2018. De lá pra cá várias atividades ambientais foram realizadas para movimentar a comunidade, sobretudo na promoção da coleta seletiva, cuidados com os recursos hídricos e preservação do patrimônio naturais da região, com reflexos diretos na melhoria da qualidade de vida.

No dia 02/08/2019, na Escola Municipal de Primeiro Grau de Tijuaçu, cerca de 30 alunos formaram grupos e realizaram apresentação de Seminário da disciplina de Geografia, enfatizando diversos aspectos das riquezas naturais da comunidade quilombola de Tijuaçu, onde a escola está inserida.

As atividades foram acompanhadas pela Professora Ivanete Araújo, a gestora Eliete Fagundes, além dos professores Cláudia Ribeiro, Margarenei Pereira e Erenilson Barbosa.

A apresentação reforçou o trabalho de pesquisa dos alunos sobre a história, passado, presente e o desejo de realizações futuras a respeito do tanque da Cassimira. Os estudantes mostraram ter consciência de que algumas ações precisam ser desenvolvidas para que o meio ambiente local seja transformado, ainda expuseram a história do tanque e sua importância para a comunidade, através de fotos e vídeos. Ficou acordado com a professora Ivanete que um representante de cada grupo dos alunos que participaram do Seminário vão se mobilizar, escrever um documento e entregar para as autoridades competentes com as  reivindicações socioambientais da localidade.

Por Paloma Souza.

Categoria: Mobilização Ambiental