PROMOVENDO A SAÚDE AMBIENTAL

O desequilíbrio do meio ambiente reflete em diversos aspectos da vida social, podendo, inclusive, levar ao adoecimento da população em forma de epidemia e pandemia. Por exemplo, quando negligenciamos o combate do mosquito Aedes aegypti que tem como consequências o surgimento de doenças como Dengue, Chicungunha e Zika. Mas poucos percebem os males silenciosos que um meio ambiente degradado causa à saúde humana, inclusive sendo causa do surgimento das chamadas doenças crônico-degenerativas, como o câncer, doenças cardíacas e síndromes metabólicas.

Com o intuito de alertar cerca de 80 alunos e professores de duas escolas públicas do Vale do São Francisco, o Programa Escola Verde debateu as causas socioambientais das doenças crônico-degenerativas e Infecto Parasitárias, tais como o sedentarismo, o stress, a má alimentação, a exposição ao sol ou a certos tipos de produtos e a contaminação por certos micróbios em ambientes insalubres. Além de esclarecer a importância da Educação Ambiental para promoção da Saúde, prevenção de doenças e de práticas saudáveis e sustentáveis, como alimentação balanceada, atividade física e melhoria da qualidade de vida.

As atividades consistiram em exibição de vídeo, palestra com slides e debates, além da apresentação de músicas, para ensinar de maneira lúdica, e foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Amanda Teixeira, Bruna Vanessa, Carlos Milton e Roberto Fábio.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 25/07/2019, aproximadamente 50 estudantes da Escola Colégio Cecílio, localizada na comunidade do Mandacaru, em Juazeiro-BA, recebeu os integrantes do PEV para a promoção da Saúde Ambiental relacionada as doenças crônico-degenerativas de causas ambientais. A atividade teve uma repercussão muito positiva e reflexiva, sobretudo em função de ser um tema pouco abordado e debatido.

Em outra atividade, realizada no dia 19/07, no CMEI Nosso Espaço, na Vila Mocó, em Petrolina-PE, cerca de 30 alunos e professores participaram de uma roda de conversa sobre a situação atual da cidade que apresenta um quadro crescente dos casos de Dengue. Nesse debate, além das dúvidas das crianças, também ocorreu o estímulo à prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, Chicungunha e do Zika vírus, houve também a doação de repelente.

Categoria: Saúde Ambiental