CRESCE NÚMERO DE PARTICIPANTES DO NORTE E SUDESTE DURANTE O IV COBEAI

Mais importante evento de discussões sobre Educação e Meio Ambiente no Vale do São Francisco, o IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (COBEAI) começou oficialmente nesta terça-feira (4) com uma expressiva participação de professores, pesquisadores e estudantes de várias regiões do país, com destaque para as caravanas do Norte e Sudeste.

Na manhã do dia 04 ocorreram apresentações musicais, Abertura oficial do evento com a participação de várias autoridades locais, e a Conferência especial da professora Dra. Martha Tristão, titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O tema da conferência foi ‘Educação Ambiental na era do Pós-Colonialismo’ e foi o pontapé inicial para as discussões de outrastemáticas ocorridas nos minicursos durante as tardes dos dias 4 e 5 como: ‘ História Ambiental Crítica’, ‘Valorização Ambiental do Solo’, ‘Aplicabilidade do Cultivo Hidropônico Para a Realidade da Região Semiárida’, ‘Uso Consciente da Água’ e ‘ O LicenciamentoAmbiental com ênfase em Estudos, Planos e Programas ambientais e suas bases legais’, dentre outras.

PALESTRAS

Na manhã do dia 05/12 os participantes foram contemplado com um meeting de Palestras, que evocaram problemas como “Arte Fragmentada: O Mosaico no Espaço Escolar” “O Uso Consciente da Água ” e “Historia Ambiental Critica”.

MESAS REDONDAS E OFICINAS

A noite do dia 04 foi marcada pelos ricos debates das Mesas Redondas, e pela participação entusiasmada do público que interagiu e contribuiu com as importantes discussões, como “Educação Financeira e Educação Ambiental para o Exercício da Cidadania”, “Patentes Verdes ” e “Ecologia em Saúde: Dilemas e Perspectivas”.

Na noite do dia 05 foi a vez dos congressistas botarem a ‘mão na massa’ com as Oficinas do COBEAI. Foi um momento muito imparpela diversidade de temas experienciados, tais como “Produção de Mudas de Hortaliças Para o Cultivo em Hortas Escolares”, “Trabalhando o Artesanato com Garrafa PET” e “Reciclagem de Papel”.

Apenas em dois dias de atividades, o IV COBEAI registrou cerca de 1 mil pessoas, nas mais diferentes atividades espalhadas pelosminiauditórios e espaços do complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro. São participantes de várias partes do Nordeste, mas também de Minas Gerais, Pará, Amapá, São Paulo, Goiás e Brasília, que vieram assistir aos 17 minicursos, 7 mesas redondas, 10 palestras, 8 oficinas, 2 lançamentos de livros e 1 visita técnica, além das 19 exposições artísticas e científicas apresentados desde ontem.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Deise Nascimento, ‘o COBEAI preenche um espaço muito importante de integração de diferentes áreas e disciplinas, problemáticas, ensino, pesquisas e atividades de extensão ‘, observou.

Por Jacó Viana

Confira as imagens: