VISITAS TÉCNICAS MOBILIZAM ESTUDANTES

Valorizando as potencialidades de pesquisas e tecnologias desenvolvidas na região, cerca de 105 alunos de três escolas de Juazeiro e Petrolina realizaram visitas técnicas à Embrapa e aos parques Zoobotânico da Caatinga e Eólico Casa Nova II. Abrangendo mais conhecimentos, os estudantes compreenderam a atuação e a importância de cada local.

No último dia 12 de novembro, 20 alunos da Escola Artur Oliveira, em Juazeiro, visitaram o Parque Eólico Casa Nova II. Obtendo conhecimento sobre a energia provinda dos ventos, os estudantes tiveram acesso ao local e observam de perto os aerogeradores. Com 111 parques, a Bahia é o segundo estado que mais produz energia eólica no país, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Energia Eólica.

Outros 30 alunos do EREMC Gercino Coelho, em Petrolina, visitaram igualmente a Embrapa-Semiárido, no dia 8 de novembro. Com amostra de vídeos, os estudantes entenderam o funcionamento de cada setor da empresa – além de conhecerem algumas pesquisas desenvolvidas na área da agropecuária por meio da sustentabilidade.  No final da palestra, eles participam de uma trilha ecológica, percorrendo o espaço de preservação da Embrapa, onde estão localizadas plantas nativas da Caatinga.

“Tendo em vista o êxito da visita, fica a perspectiva para que outras aconteçam, tanto à Embrapa como também a outras entidades, para que assim possamos proporcionar aos nossos alunos maior nível de aprendizagem. Agradeço ao PEV pela parceria”, relatou a professora Vanuza Raquel.

Já no dia 6 de novembro, 65 alunos da EMEI Edivânia Santos Cardoso, em Juazeiro, realizaram à visita técnica ao Parque Zoobotânico. Conhecendo os animais que foram resgatados feridos da natureza ou de cativeiros, os estudante foram sensibilizados com algumas medidas de preservação.

Por Beatriz Granja

Confira as imagens: