Visitas Técnicas promovem conhecimentos ambientais

A união entre teoria e prática é essencial na formação dos estudantes. As visitas técnicas monitoradas complementam a experiência da sala de aula, uma vez que permitem uma maior compreensão da realidade e revisitam conceitos importantes do saber científico.

Especialmente na Educação Ambiental, os bons níveis de aprendizado e mudanças de hábitos estão diretamente relacionados às práticas desenvolvidas durante a formação. Acreditando nisso, o Programa Escola Verde levou cerca de 70 alunos dos ensinos Fundamental e Médio para visitar o Parque Zoobotânico, em Petrolina (PE), e a Usina Hidroelétrica de Sobradinho (BA).

O passeio foi conduzido pelos integrantes do PEV, Carlos Ribeiro, Iago Motta e Irani, que, apoiados por representantes do parque e da usina, promoveram uma aula de descobertas e de contato direto com os animais nativos da Caatinga e as máquinas que efetivam a destruição de energia elétrica para as casas em todo o Vale do São Francisco e quase todo Nordeste.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

A visita técnica dos pequenos da CMEI Nosso Espaço, em Petrolina, ao Parque Zoobotânico ocorreu no dia 30 de agosto. Na ocasião, aproximadamente 40 crianças, algumas acompanhadas dos pais, viram pela primeira vez uma píton, sussuarana e um carcará.

Já a incursão à usina da Chesf se deu com 28 adolescentes do Colégio Estadual Cecílio Mattos, em Juazeiro, que aprenderam o funcionamento da casa de máquinas, das comportas e como a diminuição dos níveis de água nos reservatórios aqui, e pelo país a fora, pode interferir na vida da população e no meio ambiente.

Por Jacó Viana

Confira as imagens: