Saúde Ambiental discute gravidez e ISTs na adolescência

Para além da gravidez na adolescência, o sexo sem prevenção apresenta outros perigos ainda mais irreversíveis aos jovens. Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, hepatite B, gonorreia e herpes são bem comuns entre os agentes patógenos e quando não detectadas e tratadas corretamente podem ter consequências graves, desde o prurido e corrimentos, passando por lesões no fígado e esterilidade, até chegar ao surgimento de algumas formas de cancro.

Essas doenças e suas formas de manifestação foram discutidas no dia 3.05 por cerca de 30 alunos do 9º ano da Escola Municipal Guiomar Lustosa Rodrigues, no bairro Quide, em Juazeiro (BA). Na ocasião, foi exibido vídeos, feito palestras, incentivado debates e distribuído material informativo sobre os cuidados e prevenções em Saúde Ambiental e Sexual.

As atividades foram coordenadas pelos integrantes do PEV, Carliane Silva e Renivaldo Dias, e acompanhadas pela professora de Geografia, Carmem Lúcia, que considerou a inciativa, promovida entre adolescentes de 14 a 16 anos, oportuna, além de um importante instrumento de sensibilização.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: