Horta escolar incentiva práticas saudáveis

Colocar a mão na terra, manusear mudas de hortaliças, reaproveitar materiais, aprender sobre a germinação e desenvolver valores ligados a questões ambientais se tornaram experiência reais para aproximadamente 50 alunos de duas escolas municipais de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Durante as atividades de Horta do PEV, no dia 16.05, eles contribuíram com a produção dos vasos de garrafas pet, limpeza do terreno, adubagem, semeadura e irrigação.

As atividades também contaram com uma parte teórica, em que os estudantes assistiram vídeos, participaram de palestras e debates e receberam material informativo. As ações estão mudando as atitudes e visões dos jovens, além de colaborar para o aprendizado saudável e criativo através da ocupação de espaços ociosos das escolas.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Em Juazeiro, foram os alunos da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, no Junco/Salitre, que abraçaram a ideia. Cerca de 20 estudantes construíram uma horta vertical usando garrafas pet, ao mesmo tempo em que aprendiam com os integrantes do PEV como cuidar, manter e preservar o local.

Já em Petrolina, aproximadamente 30 alunos da Escola Jeconias José dos Santos foram sensibilizados por meio de uma palestra interativa. Ocasião em que discutiram sobre a preservação ambiental, práticas sustentáveis e hábitos de uma alimentação saudável.

As atividades foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Natália Sudário, Maria Andrade, Rafael Cardoso e Gláucio Lima.

Por Jacó Viana
Veja as imagens: