Atividade de Ambientalização nas escolas

Integrantes do Programa Escola Verde realizaram, neste mês, ações de mobilização junto a um grupo de 50 educadores, Professores e Gestores, de três escolas públicas de Petrolina (PE).  A iniciativa teve como objetivo sensibilizar os docentes sobre a necessidade de institucionalizar da Educação Ambiental, tornando-a uma realidade interdisciplinar no cotidiano de todas as turmas e séries, cumprindo assim a legislação.

Durante a Ambientalização, ocorreram palestras, exibição de vídeos, apresentação de slides, roda de conversa e distribuição de material informativo. Na ocasião, foram abordados assuntos, como: a Lei da Educação Ambiental (9.795), Agenda Ambiental para a Administração Pública (A3P), formação de uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), além do tema transversal Meio Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

As atividades foram desenvolvidas por Sheldon Igor Marques, Marlos Araújo e João Rafael, Lailana Brito e Talita da Mota Gonçalves.

ESCOLAS MOBILIZADAS

No dia 14.04, a ação mobilizou cerca de 20 educadores da Escola Municipal Ariano Suassuna. Lá, os integrantes do PEV explicaram e tiraram dúvidas sobre algumas problemáticas, além da metodologia do Projeto.

No dia 7.04, foram os 15 professores, gestores e coordenadores Escola Municipal Paulo Freire que recepcionaram o PEV. A efetivação de atividades socioambientais interdisciplinares e sua inclusão no planejamento das disciplinas foram pautadas durante a ação.

No dia 3.04, aproximadamente 18 docentes da Escola Municipal CAIC Nossa Senhora Rainha dos Anjos, discutiram o início das ações e suas demandas ecológicas junto ao Programa Escola Verde. Naquele colégio, a adesão foi unânime.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: