Ações de Saúde Ambiental impactam 150 alunos

Esquipes de Saúde Ambiental do Programa Escola Verde promoveram um ciclo de atividades no decorrer de abril, que envolveu quatro escolas públicas do Vale do São Francisco. Temas como Higiene Corporal e Ambiental, Drogas e Doenças Parasitárias foram discutidos com aproximadamente 150 crianças.

Desenvolvidas de acordo com a faixa etária das turmas de estudantes, as iniciativas tiveram momentos de teoria e práticas. Vídeos interativos foram intercalados com as palestras, debates, apresentação de slides e as pinturas reflexivas, alusivas aos temas.

As atividades foram coordenadas pelos integrantes do PEV, Luana Barros, Frederico Dantas, Fernanda Torres, Talita da Mota Gonçalves, Geissica Lima e Leonardo; e consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, entrega de material informativo e afixação de cartazes.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 11.04, duas unidades de ensino foram mobilizadas pelo Projeto. Em Petrolina, na Escola Municipal Professora Maroquinha, 17 alunos com idade de 4 anos fizeram desenhos, sendo levados a construir um entendimento sobre seus hábitos de higiene corporal. Enquanto em Juazeiro (BA), os cerca de 60 estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Luís Cursino discutiam as doenças transmitidas a partir da geração e descarte incorreto de lixo.

Dois alunos do colégio comentaram a ação de Saúde Ambiental: “Muito legal a atividade”, disse Juliana, que tem 6 anos. “Gostei muito porque é importante saber as doenças e o que lixo traz de ruim”, completou Victor, de 7 anos.

No dia 6.04, as atividades ocorrem na Escola Municipal CAIC, no município pernambucano, ocasião em que aproximadamente 20 alunos refletiram sobre as Drogas e o Meio Ambiente.

Dias antes (4.04), na Escola Municipal São Domingos Sávio, também em Petrolina, cerca de 50 crianças do 1º ano interagiram com o PEV ao debater problemáticas de Higiene Ambiental.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: