Atividades estimulam as Construções Sustentáveis

Indispensável para o desenvolvimento da sociedade, a construção civil é também um dos setores que mais causa impacto no meio ambiente. É o que mais consome recursos naturais e energia de forma intensiva, segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB), que admitiu que 50% dos resíduos sólidos gerados pelo homem provêm desse ramo.

Por isso, movimentos no mundo e por todo Brasil buscam estimular formas alternativas de fornecimento de materiais para a construção civil. Em Juazeiro (BA), no laboratório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), membros do Programa Escola Verde estão fazendo a sua parte e dando prosseguimento ao projeto experimental de ‘Construção Sustentável com tijolos Solo-Cimento’.

No dia 12.03, os integrantes André Braga, Bruno Delmondes, Jailma Granja, Leticia Cunha e Roberta Martins se juntaram para realizar a atividade de fabricação dos tijolos de Adobe. O produto, desenvolvido por professores e alunos da própria Univasf, deve ser utilizado nas escolas mobilizadas pelo PEV durante o desenvolvimento das hortas agroecológicas.

Além da confecção dos blocos, a equipe tem pensado maneiras de compartilhar conhecimento com os alunos dessas escolas públicas e estagiários do PEV. O objetivo é possibilitar que os educadores e secundaristas também fabriquem os próprios tijolos Solo-Cimento durante e após as atividades práticas do PEV.

Por causa disso, a iniciativa vem sendo bastante aceita. No último dia 15.03, numa das visitas de planejamento pedagógico à Escola Municipal Eliete Araújo, do bairro Dom Avelar, em Petrolina (PE), o PEV foi requisitado para o desenvolvimento local dos blocos. Lá o corpo docente se mostrou interessado nas atividades de construção sustentável, cujo material é alternativo, de baixo custo e causa menos impacto ao ambiente.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: