Atividades práticas animam crianças em Visitas Técnicas

Aprender a cuidar do meio ambiente através de ações práticas é bem mais fácil. Visando contextualizar as ciências à vida real e facilitar o aprendizado de cerca de 70 alunos do Ensino Fundamental de Juazeiro (BA), integrantes do Programa Escola Verde promoveram Visitas Técnicas ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e ao Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), da Univasf.

As atividades, organizadas pelos integrantes do PEV, Flávia Medrado, Otaviano Novais, Matheus Bonfim, consistiram em palestras, debates, exibição de vídeos, experimentos científicos e contato direto com animais do Cemafauna e os projetos do EACC.

Os estudantes tiveram acesso ao Espaço Plural do campus de Juazeiro, e ao Museu do Centro de Manejo da Caatinga, em Petrolina (PE).  Lá ainda puderam conhecer as plataformas digitais presente no ambiente, dando ênfase para as problemáticas ambientais vivenciadas na região.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No último dia 19/03, quem visitou o Centro de Manejo foram 35 estudantes do 6º ano do Colégio Estadual Hildete Lomanto, no centro de Juazeiro. Eles participaram de uma palestra sobre os animais silvestres, na qual entenderam melhor o que é o Cemafauna, sendo sensibilizados sobre o contrabando de animais e a necessidade dos cuidados com a fauna e flora da Caatinga. Em seguida, os pequenos tiveram contato direto com uma serpente viva, causando-lhes mais curiosidade.

Já dia 14/03, o PEV coordenou a Visita Técnica ao EACC, onde os 30 estudantes do 4º e 5º ano da Escola Municipal Luis Cursino da Franca Cardoso tiveram acesso à rotina produtiva da Univasf, além de poderem conhecer experimentos, projetos e iniciativas científicas promovidas na instituição.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: