Balanço das atividades do PEV em 2017

Dados de levantamento feito pelo Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar (NUTEAI) apontam que o Programa Escola Verde (PEV) mobilizou 17.339 pessoas durante a realização de 224 atividades socioambientais. A pesquisa leva em consideração os meses de fevereiro a dezembro de 2017 e envolve cidades do Vale do São Francisco e alguns municípios de todo o país.

Apoiado por 225 instituições de ensino de nível fundamental, médio e superior, o PEV promoveu ações, como: Arborização, Coleta Seletiva, Hortas Escolares, Saúde Ambiental, Preservação das abelhas, Uso Responsável da Água, Adesivagem, Compostagem, dentre outras.

Segundo o levantamento, as atividades que mais se destacaram, ao mobilizarem estudantes, professores, pesquisadores e a população em geral, foram: Saúde Ambiental com mobilização de 4.770 pessoas; Visitas Técnicas, com 2.262; Arborização, com 1.600; Coleta Seletiva com 1.499; Horta Escolar/Plantas Medicinais, com 1.413; e eventos socioambientais, que mobilizaram 3.850 pessoas.

A pesquisa também apresenta as cidades, a quantidade e o tipo de unidade escolar mobilizada durante aquele ano. De acordo com o estudo, o PEV desenvolveu ações nas seguintes escolas:

Em Petrolina (PE), foram 29 escolas mobilizadas, das quais 16 foram estaduais e 13 do município. Números que se aproximam dos registrados em Juazeiro (BA), que atendeu a 33 entidades, sendo 16 estaduais e 17 municipais. Na lista também aparecem Senhor do Bonfim (7 escolas), Curaçá (1) e Sobradinho (1).

Ocorreram ainda atividades nas cidades de Jundiaí (SP), com 100 unidades; Areal (RJ), com 5; e Campina Grande (PB) e São Mateus (MA), com 1 escola cada.

Os dados da pesquisa foram tabulados pelos alunos da Univasf, integrantes do NT, André Torres, Sulaine Almeida, Leonardo Feitosa, Liandra Santos e Marcos Nascimento, e servirão como fontes norteadores para as ações e metodologias para aperfeiçoamento das atividades que serão adotadas pelo PEV em 2018.

Para ver detalhes das atividades desenvolvidas pelo PEV e replicar o projeto em seu município visite nosso site: escolaverde.org

Por Jacó Viana

Veja os gráficos: