Mesas redondas atraem ambientalistas de vários estados e municípios

Renomados professores, universitários, alunos de escolas públicas e ambientalistas do Brasil discutem, desde esta quarta-feira (22), os desafios para a prática da sustentabilidade nas cidades e nas áreas rurais, a educação ambiental no contexto escolar e os aspectos socioambientais relacionados às apropriações tecnológicas na Educação durante o “III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar” (COBEAI), que está ocorrendo das 8h às 22h no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro (BA).

Os temas fazem parte das seis mesas redondas, que atraíram participantes de vários estados e municípios do país.  A graduanda em Ciências Biológicas pela UNEB, Grazielle Ribeiro, veio de Guanambi, no Sul da Bahia, participar das discussões. Disse estar no evento com seus colegas de curso e pretender apresentar um trabalho científico na próxima edição do COBEAI.

“Meus amigos falaram muito do congresso, então eu vim com eles para ver como era, e agora me sinto realizada com o tanto de temas e questionamentos tão importantes para nossas vidas”, disse Grazielle, que participou da mesa redonda: ‘Práticas Socioeducativas e Científicas em Educação Ambiental’.

Vinda da cidade de Boa Vista, capital de Roraima, a professora de Gestão Ambiental pela UFRR, Daiane Tritto da Rocha, também interagiu em uma das mesas redondas. Participando pela primeira vez do COBEAI, ela destacou as trocas de experiências e de conhecimento no congresso. “Falamos sobre nossas experiências, o que estamos fazendo e sobre nossas atuações em projetos científicos, educativos ou experimentais”, completou ela.

Além das seis mesas redondas, o III COBEAI traz para Juazeiro até sexta (24), a apresentação de mais de 300 trabalhos científicos de estudantes de várias regiões, 19 minicursos, 18 exposições científicas, 10 conferências e 9 oficinas. A programação já é considerada a maior e mais diversificada desde que o evento foi lançado pelo Programa Escola Verde (PEV), em 2015.
Por Jacó Viana
Confira as imagens: