Conferências e minicursos dão início ao III COBEAI. Juazeiro, BA (22/11)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Programa Escola Verde, começou nesta terça-feira (21) o “III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar” (COBEAI), no Complexo Multieventos, em Juazeiro (BA).

A edição deste ano, que pretende discutir o tema ‘‘Meio Ambiente e Responsabilidade Social’, iniciou às 8h e seguiu até às 22h, com  conferências e maus de dez minicursos temáticos. O evento conta com a participação de professores, alunos de escolas públicas, universitários e ambientalistas de todo o Brasil.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o coordenador geral do III COBEAI e do PEV, Paulo Ramos; o representante da FACAPE, Celso Franca, da AMMA, Rafael Oliveira, além de representantes do Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), da Embrapa, da Codevasf, da Secretaria de Educação de Juazeiro-BA, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) além da representante da Reitoria da Univasf, Mônica Tomé.

A programação do III COBEAI é a maior e mais diversificada desde que o evento foi lançado pelo Programa Escola Verde (PEV), em 2015. Até sexta-feira (24), o congresso traz para a cidade, a apresentação de mais de 300 trabalhos científicos de estudantes de várias regiões, 19 minicursos, 18 exposições científicas, 10 conferências, 9 oficinas e 6 mesas redondas. Instituições como a Secretaria de Educação de Juazeiro e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) também estão apresentando trabalhos e iniciativas.

Durante os quatro dias, o evento vai debater a responsabilidade social das pessoas e das autoridades públicas sobre o meio ambiente, promover o intercâmbio, a troca de experiências e a divulgação dos trabalhos elaborados por diferentes instituições públicas e privadas de todo o país na área de educação ambiental.

Segundo o Coordenador do III COBEAI, Paulo Ramos, o congresso pretende sensibilizar estudantes, professores e a população sobre o papel de cada um para a preservação do meio ambiente. “Aqui está sendo um canal livre para as pessoas obterem conhecimento e refletirem sobre as ações que influenciam e determinam vida e diversidade de nosso ecossistema”, disse.
Por Jacó Viana

Confira as imagens: