Cuidados e perigos dos Agrotóxicos

Sensibilizar alunos e professores sobre os perigos dos agrotóxicos nos alimentos e no manuseio inadequado na agricultura foi o objetivo principal do Programa Escola Verde, em três escolas públicas da região do Vale do São Francisco.

As atividades sensibilizaram aproximadamente 120 alunos, professores e gestores, e foram integradas aos conteúdos abordados nas disciplinas escolares, sobretudo em Biologia, Química, Geografia e Sociologia. Muitos destes professores e alunos são filhos e parentes de agricultores que manuseiam com frequência estes produtos.

As ações foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Elísio Costa, Lucas Dias, Elijalma Augusto, Isa Mariana, Aylla Raquel e Carliane Silva; em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf. Destaque para o mascote Pevenildo que ajudou a entender o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 17/08/2017 a equipe do PEV esteve realizando atividade sobre os perigos dos Agrotóxicos junto a alunos, professores e gestores da Escola Osório Leônica, na área rural de Petrolina-PE.

Dia 08/08 foi a vez da Escola Guiomar Lustosa Rodrigues, localizada em Juazeiro-BA, receber a visita do PEV com atividades de sensibilização dos alunos e professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também ocorreram atividades sobre Agrotóxicos no dia 28/07, na Escola Manoel Novais, no distrito de Poço de Fora, no município de Curaçá-BA, ocasião em que cerca de 50 alunos e professores do 1º ao 3º ano participaram das ações.