Horta Escolar Agroecológica

Aproximadamente 60 alunos e professores de três escolas públicas do município de Juazeiro (BA) foram mobilizados pelo Programa Escola Verde para realização de atividades de sensibilização, desenvolvimento, manutenção e ampliação da Horta escolar.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestra, debates, distribuição de panfletos, afixação de cartazes e ações práticas de limpeza do terreno, preparação dos canteiros, adubagem, irrigação e semeadura.

As hortas são potenciais instrumentos pedagógicos para o exercício de diferentes disciplinas escolares, como Biologia, Geografia, Matemática, Sociologia, etc; além de fornecimento de alimentos orgânicos para as escolas.

As ações foram acompanhadas pelos integrantes do PEV, Maria Andrade, Aylla Raquel, Débora Borges, Isa Mariana e André Moraes, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nesta quarta-feira (02/08/2017) a equipe de Horta esteve mobilizando alunos e professores das turmas do 8º e 9º Anos da escola Pedro Raymundo Moreira Rego, oportunidade em que botaram a “mão na massa” e desenvolveram os canteiros para a Horta Escolar.

Dia 27/07 o PEV esteve realizando ações de sensibilização com alunos e professores do 8º Ano da Escola Polivalente Américo Tanuri, como parte dos preparativos para as atividades práticas de horta na escola que ocorrerão em breve.

De acordo com o aluno Emerson Kauan, as atividades foram muito importantes e abordaram “assunto pouco comentado nas escolas. Foi muito produtiva e enriquecedora”, garantiu.

Também ocorreram atividades práticas de manutenção da Horta da Escola Luis Cursino, no dia 20/07, com alunos e professores do 4º Ano, do turno vespertino.

Confira algumas imagens: