Escolas desenvolvem ações de hortas agroecológicas e compostagem

Hortas agroecológicas e desenvolvimento de composteiras nas escolas são excelentes instrumentos didáticos que podem auxiliar os conhecimentos de diferentes disciplinas escolares, como Química, Biologia, História, Matemática, Sociologia, Português, Artes, dentre outras. Além de possibilitarem a reflexão sobre segurança alimentar, oferta de uma alimentações saudável para as refeições das escolas, senso de responsabilidade socioambiental entre os estudantes e professores, e ainda a reciclagem de “lixo” orgânico, garrafas Pets e Pneus, apenas para citar alguns dos benefícios.

Neste sentido, o Projeto Escola Verde esteve desenvolvendo ações de Horta Agroecológicas e Composteiras em seis escolas públicas da região do Vale do São Francisco. Aproximadamente 300 pessoas foram diretamente mobilizadas e sensibilizadas com as ações.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Maria Andrade, Bruno Sousa, Giovânia Sá, André Moraes, além de integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar.

Escolas mobilizadas

Nesta sexta-feira (13/11/2015) a equipe do PEV esteve desenvolvendo ações na Escola de Tempo Integral São Domingos Sávio, localizada em Petrolina-PE. Na oportunidade cerca de 150 alunos do 1º ao 4º ano foram reunidos para receberem as instruções iniciais sobre o desenvolvimento e importância da composteira na escola e em suas residências, como forma de obterem húmus para as plantas e também reciclarem rejeitos orgânicos e outros materiais.

No dia 11/11 a Escola Marechal Antonio Alves Filho (EMAAF – Petrolina-PE), cerca de 30 alunos e professores participaram de atividade prática de preparação do terreno para desenvolvimento da horta.

Também houveram atividades de implantação e manutenção de horta desenvolvida na Escola
Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA, nos dias 06 e 11/11.

De acordo com o Prof Gilvan Santos, “os alunos devem ter contato com algo desse tipo. Buscar algo que eles tenham empenho. Quero muito que essa horta der certo, e com a ajuda do projeto vai dar certo”, comentou.

Ocorreram ainda atividades iniciais de horta nas Escolas São Gonçalo e Gercino Coelho, localizadas em Petrolina-PE.

Conforme explicou a Prof.ª Vanuza Silva, a atividade “foi fundamental para o nosso alunado. Isso porque, entre outras abordagens, ela destacou a diferença entre uma horta convencional e uma agroecológica. Assim, despertou e sensibilizou os discentes para a necessidade de produzir uma horta na escola e em suas próprias residências”, explicou.

Dia 22/10 a equipe do PEV esteve mobilizando em torno de 40 alunos e professores da Escola Agostinho Muniz, para sensibilização sobre a necessidade e importância da escola desenvolver a sua própria horta agroecológica.

Confira algumas imagens: