ESTUDANTES DO NUTEAI CONFECCIONAM E INSTALAM COLETORES DE PILHAS E BATERIAS E INCENTIVAM O DESCARTE CORRETO EM UNIVERSIDADE E ESCOLAS PÚBLICAS DE PAULO AFONSO

Com criatividade, compromisso ambiental e trabalho em equipe, estudantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar (NUTEAI) da Univasf realizam a confecção artesanal e instalação de coletores de pilhas e baterias em instituições de ensino em Paulo Afonso (BA).

A ação teve início com a fabricação dos coletores, feita pelos próprios estudantes com uso de materiais acessíveis como tubos de PVC, tampas reaproveitadas e tinta spray. O processo envolveu pesquisa no site do Projeto Escola Verde, planejamento coletivo e o cuidado em adaptar os modelos de coletores à realidade das instituições onde seriam instalados. “Essa atividade nos motiva bastante porque estamos fazendo algo que realmente é necessário nas instituições”, relatou Henri Dourado, um dos envolvidos.

Além da estrutura física dos coletores, os alunos também desenvolveram a identidade visual dos pontos de coleta. Cartazes e adesivos informativos foram criados por membros do grupo que se dedicaram à parte gráfica do projeto, garantindo uma comunicação clara e atrativa. “É bom ver que cada membro está contribuindo com o que tem de melhor para oferecer”, disse José César Vasconcelos, um dos responsáveis pela arte visual.

Os coletores confeccionados já começaram a ser instalados em locais estratégicos da cidade, como o campus da Univasf em Paulo Afonso, o Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica (CETEP I) e o Colégio Estadual Paulo Freire. Nessas instituições, os próprios estudantes apresentaram a proposta, explicaram a importância do descarte correto e incentivaram a comunidade acadêmica a adotar a prática.

No campus universitário, a atividade reuniu cerca de 40 participantes e envolveu apresentação da proposta aos professores e demais discentes. Na ocasião, o coletor foi instalado em frente à sala do SIC, espaço de grande circulação.

No CETEP I, os estudantes visitaram salas de aula para conversar diretamente com alunos e professores, promovendo a conscientização sobre os riscos das pilhas descartadas de forma inadequada. A aluna Amanda Braga enfatizou: “Pequenos atos podem fazer diferença em grande escala na natureza”.

Já no Colégio Estadual Paulo Freire, a equipe instalou o coletor no hall de entrada da escola e conduziu uma roda de conversa com a comunidade escolar. “Através dessa ação vamos ajudar a prevenir doenças causadas pela contaminação por metais pesados”, afirmou o estudante João Neto.

A ação, além de promover a gestão responsável de resíduos perigosos, fortalece a cultura ambiental entre jovens e educadores. “Através desta iniciativa, vamos ajudar a prevenir doenças causadas por metais pesados e contribuir para a preservação do solo e da água”, afirmou João Neto, participante da atividade.

A iniciativa contou com a participação ativa dos estudantes Amanda Braga, André Luiz, Gustavo Mendes, Henri Dourado, João Carlos, João Gonçalves, José César Vasconcelos, Juan Diego, Julya Barros, Laís Patriota, Lara Lopes, Renner Silva, Rodolfo Chagas, Simão Vasconcelos, Tawane Montagnoli, Wegton Souza e Yvens Paz, todos integrantes do NUTEAI, que se envolveram nas diversas etapas da ação.

Mais do que recipientes para coleta, os coletores representam um marco de cidadania ambiental, construída com as próprias mãos por quem acredita que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações.

Categoria: Coletores de Pilhas e Baterias / Sustentabilidade
Por: Clécio Alves