
Na última quinta-feira, 29 de maio de 2025, os discentes do curso de Medicina da Univasf – Campus Paulo Afonso promoveram uma enriquecedora atividade acadêmica na sala de aula da instituição: a exibição do documentário Lixo Extraordinário, seguida de um debate reflexivo. A ação fez parte de um Cine-Debate organizado pelos próprios estudantes, com apoio da escola PEV, e teve como foco principal provocar reflexões sobre arte, sustentabilidade e transformação social.
A programação do evento contou com quatro horas de duração, iniciando com um estudo preparatório de uma hora, seguido pela exibição do documentário (1h40min) e um debate intenso e participativo com duração de 1h20min. Durante o debate, os alunos discutiram temas como o impacto ambiental do lixo, a valorização dos trabalhadores da reciclagem e o papel da arte como ferramenta de mudança social.
Participaram da atividade os discentes Amanda Braga Dantas, Julya Santana Alves de Barros, Laís Patriota Gonçalves, Lara Luisa Chrisostomo, Renner Cipriano, Tawane Alves Montagnoli, Thiago Feitosa e Wegton Medeiros, todos do curso de Medicina da Univasf/Paulo Afonso.
Para a estudante Laís Patriota Gonçalves, o evento foi essencial para fomentar o pensamento crítico e a consciência ambiental:
“O Cine-Debate foi essencial para estimular reflexões sobre a importância da inclusão social, destacando o papel dos trabalhadores da reciclagem. Além disso, o evento incentivou a busca por soluções sustentáveis, promovendo uma maior consciência ambiental. A iniciativa reforçou como a arte pode ser um agente de transformação social, inspirando mudanças positivas na sociedade.”
A atividade mostrou-se uma poderosa ferramenta de aprendizado coletivo e cidadania, evidenciando o compromisso dos estudantes e da PEV com uma formação humanizada e crítica.
Categoria: Educação Ambiental
Por: Emanuelle Cunha