Falamos muito em coleta seletiva por aqui. Mas você entende do que se trata? A coleta seletiva nada mais é do que um sistema de gerenciamento de lixo que consiste na separação e no recolhimento de materiais recicláveis e não recicláveis. Os integrantes do Programa Escola Verde (PEV) continuamente desenvolvem ações do tipo, e mostramos que individualmente você pode fazer a diferença, pois essas atividades se multiplicam e servem de inspiração para outros.
A coleta seletiva funciona em uma série de etapas: separação na fonte, armazenamento, coleta, triagem e reciclagem.. Individualmente, você pode trabalhar nas 3 primeiras etapas: a separação – através do uso de lixeiras separadas para cada tipo de material, o armazenamento – utilizando caixas, sacos ou recipientes adequados, mantendo-os limpos – e o descarte em pontos de coleta – levando a locais adequados para cada tipo de resíduo. Para tudo isso, você precisa se educar e pesquisar, não só sobre as regras de coleta seletiva da sua localidade, mas também incentivando, através do compartilhamento de informações, engajamento com a comunidade, dando o exemplo, educando os mais novos e cobrando do poder público.
Emanuella Barradas, integrante do PEV deu o exemplo: no dia 06 de junho de 2024 ela reuniu o pessoal da sua rua iniciou um processo de coleta de lixo que estava no chão para o descarte correto. Indo além, ela teve a ideia de pegar as sacolas que foram coletadas e colocá-las em uns grampos no muro em frente à sua casa, visando facilitar o trabalho dos garis que passam recolhendo e evitando que animais abram as sacolas. Isso é ação na etapa de separação e de armazenamento!
O principal objetivo da coleta seletiva é reduzir a quantidade de lixo encaminhado aos aterros sanitários e promover a reciclagem, contribuindo para a conservação do meio ambiente e a economia de recursos naturais. Faça sua parte!
Por Yan de Castro
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem